sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

A Misericórdia de Deus

Já ouvi muitas pessoas falarem, sem qualquer conhecimento bíblico, que o Deus do Antigo Testamento não é um Deus misericordioso, pois matou muitos egípcios e também hebreus (após terem feito o bezerro de ouro para adorar), deu ordem para que exterminassem povos inteiros, sem contar o fato de pedir a Abraão para sacrificar o único e tão esperado filho e, em outra ocasião, não poupar a vida do filho de Davi com Bate-seba. É fácil entender as pessoas que fazem essa grave acusação. É muito normal e humano fazermos julgamento precipitado de circunstâncias que desconhecemos. Julgamos várias situações sem termos conhecimento de causa e, o que é pior, na maioria das vezes condenamos antes de julgar e, pior ainda, geralmente estamos errados.

É muito difícil ao ser humano entender realmente que Deus, ao contrário de nós, é justo, não mente e cumpre o que promete, valorizando a sua palavra. Também é difícil para nós entendermos que somos os únicos totais responsáveis por todas as coisas que sofremos, que todos os nossos atos acarretam efeitos, pois Deus perdoa os nossos pecados mas não nos livra de suas consequências.

Deus não é injusto. O povo egípcio, um povo extremamente idólatra, sofreu as consequências de seus atos. Foram diversas vezes avisados por Moisés e Aarão a respeito da escravidão do povo hebreu e que Deus ordenava que os soltassem e, devido a sua desobediência, sofreram terror de várias pragas que culminaram na morte dos primogênitos daquele povo assim como de seus animais e, por fim, dos soldados que perseguiam os hebreus na travessia do Mar Vermelho.

O povo hebreu (chamado "Judeu" depois do exílio na Babilônia) também sofreu a ira de Deus. Passou 40 anos caminhando no deserto em busca da Terra Prometida, murmurando várias vezes dizendo que viviam melhor onde estavam, que pelo menos lá eles comiam bem e, pior, que Deus os tinha tirado do Egito para morrerem no deserto. E mais, quando Moisés se ausentou para subir ao Monte Sinai e receber os mandamentos de Deus para o seu povo, ao voltar, para sua imensa decepção, os hebreus, ajudados pelo seu irmão Aarão, haviam construído um bezerro de ouro para adorar. Com isso, a ira de Deus foi tão tremenda que eles só não foram totalmente dizimados devido o clamor de Moisés que, por ser um homem extremamente paciente, calmo e possuir um grande amor por seu povo, Deus o escutou, porém aquela geração não viu a Terra Prometida.

Quanto aos povos que o Senhor ordenava que fossem dizimados, com certeza, não eram atos de fria crueldade vindos de Deus. O Senhor, perfeito como só Ele pode ser, ao mesmo tempo que dava um terra fértil ao seu povo, levava juízo a outros povos incrédulos, idólatras, luxuriosos, violentos etc.

No sacrifício do filho de Abraão (é bom lembrar que Deus não consumou o ato, devido a impressionante fé de Abraão), Deus faz um explícita alusão ao sacrifício que Ele mesmo estaria consumando séculos mais tarde, dessa vez com seu único filho, Jesus, como expiação dos nossos pecados cometidos e ainda aqueles que viríamos a cometer.

O filho de Davi com Bate-seba não foi poupado. Foi uma consequência do enorme pecado que Davi havia cometido, tendo, além de adulterado, usado seu poder para enviar Urias (marido de Bate-seba), soldado fiel, para morte, livrando-o aparentemente do crime de adultério, podendo ele se casar mais tarde com ela e ter o filho normalmente. O que Davi havia esquecido é que podemos enganar qualquer pessoa, mas o nosso Deus é conhecedor de corações e mentes. Não podemos enganá-lo.

Mas, quanto ao assunto principal, da misericórdia de Deus, podemos dizer que não existe nada mais maravilhoso que essa misericórdia. Quem quiser realmente ler a Palavra de Deus, a Bíblia, com a atenção devida e, principalmente, com a ajuda do Espírito Santo, notará que ninguém conseguiria ser mais misericordioso. Moisés, considerado o homem mais paciente e calmo de toda a história, chegou a um ponto que não aguentou, se irritou a tal forma que foi levado a um pecado que o impediu de chegar a tão sonhada Terra Prometida. Deus, por várias vezes demonstrou sua misericórdia, pois seu povo não se cansava de entristecê-lo com sua idolatria, desobediência e desrespeito. Por outro lado, nosso Senhor nunca resistiu ao clamor de um coração contrito, a um choro arrependido, às lágrimas de seus filhos.

Deus é assim, um Pai justo, que tem palavra, que, ao contrário de nós, cumpre todas as suas promessas e dedica toda sua vida a nós, seres ingratos que vivemos acusando e não perdoando as pessoas, desrespeitando quase todas as regras deixadas por Ele, mas querendo o perdão daquele que mais ofendemos e que mais nos ama.

O tempo urge. Está mais do que na hora de nos voltarmos para o nosso Pai, em espírito e em verdade, nos convertermos de verdade, mudando definitivamente nossas atitudes que nada mais faz do que entristecer nosso Deus e vivermos de acordo com a sua vontade que é boa. Graças à sua misericórdia, Deus não se afasta de nós, infelizmente, nós é que nos afastamos dEle.

Deus nos abençoe sempre!

2 comentários:

  1. Deus é misericórdioso em todos os momentos de nossas vidas.As bençãos estão ao alcance de todos mas muitas vezes e em maior parte do tempo nós seres humanos somos falhos, e tentando sempre buscar uma felicidade que não existe sem estar na presença de Deus.
    Sem Ele nada somos, sem Ele nada conseguimos, sem Ele nada existe.
    Parabéns pelo blog e pelas Palavras.
    Deus abençoe a todos nós.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Angelita! Desculpe por estar agradecendo a apenas 6 após!!!

      Excluir